segunda-feira, 31 de maio de 2010

Características Importantes do Marketing na Internet

As principais caracteristicas são:

Efeito Imediato – Permite uma enorme rapidez na implementação das campanhas promocionais e apresentação de novos produtos/serviços
Personalização – É a chave para passar do tradicional marketing para um marketing one-to-one
Quantificação – A internet permite mensurar as visitas, pesquisas, etc
Envolvimento do Utilizador – Novas formas de envolvimento do cliente uma vez que este é inevitavelmente interactivo.
Efeito de Rede – A comunicação entre cliente é importante. Os clientes tem maior capacidade de construir ou destruir a reputação de empresas ou marcas.



 
E-Marketing pode ser conceituado como os esforços das empresas em informar, comunicar, promover e vender seus produtos e serviços pela internet. Esta modalidade de promoção apresenta grandes vantagens em relação aos veículos de marketing tradicionais como o fato de tanto grandes como pequenas empresas podem enfrentar seus custos já que estes são relativamente baixos, não há limite real de espaço para propaganda, o acesso é rápido e o site fica disponível para o mundo todo, sem limitações geográficas.
Friedman (2005) afirma que nunca antes na história da humanidade tantas pessoas tiveram a possibilidade de encontrar tantas informações sobre tantas coisas em um único local. Assim, o uso da internet como ferramenta importante na busca de qualquer tipo de informação deixou de ser uma novidade e se tornou um hábito para as pessoas em qualquer parte do globo, o marketing soube identificar nessa rede mundial de computadores um potencial canal de promoção e distribuição de produtos e serviços.
A acessibilidade à internet além de tornar muito mais ágil e eficiente a forma com que as pessoas se comunicam e procuram por informações também viabilizou o surgimento de uma nova modalidade de comercialização, tanto que para Kotler (2006) as empresas podem operar através da internet um poderoso canal de vendas e informação obtendo um alcance geográfico ampliado para divulgar e promover seus negócios e produtos em qualquer parte do mundo. O e-marketing é calcado nos mesmos conceitos do marketing tradicional em integrar um meio através do qual, indivíduos tenham suas necessidades identificadas e supridas através da criação, divulgação, oferta e troca de produtos. A internet é o canal utilizado pelo e-marketing para realizar essa comunicação de valor e propiciar interactividade ao cliente, possibilitando maior troca de informações e um relacionamento individualizado – marketing one to one.
O e-marketing tem a sua base no e-commerce (comércio electrónico via internet), seja este business to business ou business to consumer. Este novo canal de divulgação e promoção de produtos agrega a possibilidade de exposição global ao tradicional composto de marketing: produto, preço, praça (ponto de venda, distribuição) e promoção (propaganda, comunicação). Este incrementa potencialmente as relações de interação entre empresas e público-alvo, constitui uma ação complementar ao mix de marketing.
As empresas hoje em dia enfrentam o desafio de eliminar o abismo que existe entre a administração tradicional e a forma como os negócios são gerenciados na óptica do comércio electrónico. A maioria das empresas precisará alterar drasticamente os alicerces que as guiaram até aqui, reformulando seus conceitos sobre onde é possível criar valor e como captá-lo. A internet está provocando uma transformação excepcional no mundo dos negócios, exigindo que as organizações deixem de lado muito do que foi aprendido até agora e passem a pensar no capitalismo globalizado a partir de uma óptica mais avançada, que até pouco tempo atrás nem era concebível, onde empresas e consumidores não possuem fronteiras.

O Marketing e o e-Marketing visam a mesma finalidade: a aplicação de técnicas, métodos e sistemas que permitam a adequação da oferta (produtos, serviços, ideias) em todas as suas vertentes (preço, distribuição, comunicação) à satisfação das necessidades detectadas ou pressentidas nos consumidores. O e-Marketing pode ser considerado a aplicação da filosofia de Marketing às novas tecnologias.


Razões para apostar no Marketing de Internet:

- Crescimento dos utilizadores na internet
- Aumento das compras via internet
- Novas formas de fazer negócio
- Resolver disfunções competitivas
- Diversificar canais
- Atrair novos clientes

Fonte: NUNES J., CAVIQUE L., Plano de marketing, estratégia em Acção, Dom Quixote, Lisboa, 2001 Lindon D. et al, Mercator XXI, Don Quixote, 2009

3 comentários:

Anónimo disse...

Achei muito interessante este post!

Anónimo disse...

Artigo interessante, continuem.

Cumprimentos

RCarmo disse...

Para muitas empresas o marketing na internet não passa de um simples site muitas vezes produzido sem qualquer definição de conteudos ou orientação estratégica, ou até de uma página no Facebook em que o importante para quem a gere é apenas o tráfego da mesma e a quantidade de fãs (mesmo que estes não façam a minima ideia do que se trata) sem ter qualquer atenção aos inputs/outputs da mesma. É necessário apenas ter uma página na internet...
Mas correntemente isso não é suficiente. As páginas deverão estar actualizadas com a informação mais recente de forma a não defraudar as expectativas dos clientes, porque sempre que isto acontece, não é só este cliente que irá voltar-se "contra" a instituição mas existe uma forte probabilidade do circulo directo de pessoas que o acompanham também o faça. Quem dita o sucesso ou insucesso de uma empresa não é só o que ela representa ou produz, mas principalmente a imagem que é transmitida ao cliente e que este difunde entre os seus pares...(a mensagem passada "boca a boca" é por vezes mais eficaz que muitas campanhas de marketing)
Como já li aqui por um post, vendam sonhos, criem necessidades nos clientes, o vosso produto pode não ser o melhor do mercado mas se o impacto junto do target for grande então terão boas hipóteses de conseguir triunfar no mercado global...Seja qual for o produto ou serviço, o target a atingir deverá ser sempre bem definido e a mensagem deverá ser a apropriada ao mesmo, de forma a colmatar as necessidades existentes. Se não existirem necessidades criem-nas, vendam sonhos...
Boa continuação...

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