Nesta Página iremos abordar toda a matéria que foi dada durante este semestre na cadeira de e-marketing...
E-MARKETING
“O e-marketing ou marketing electrónico baseia-se na utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no processo de criação, comunicação e fornecimento de valor aos clientes, e na gestão das relações com os clientes, de modo a beneficiar a organização e os seus stakeholders (públicos-alvo).
Tem efeito sobre o marketing tradicional de duas formas:
- aumenta a eficácia e eficiência das funções desempenhadas pelo marketing tradicional;
- transforma muitas estratégias de marketing.”
InO MARKETING NO NEGÓCIO ELECTRÓNICO, Paulo Rita e Cristina Oliveira
Objectivos da Disciplina de E-Marketing:
- Compreender um conjunto integrado de conceitos, metodologias e técnicas que permitem aplicar o e-Marketing à realidade socioeconómica e empresarial;
- Compreender os beneficios e desafios da internet e das tecnologias de informação para consumidores, empresas, marketers e sociedade.
- Compreender a importância do Marketing Relacional e o CRM na actualidade e a importância do CRM na gestão de Marketing das organizações.
- Compreender a importância e rentabilizar as potencialidades da Web 2.0 em proveito das organizações.
- Demonstrar capacidade para debater os conteúdos leccionados.
Internet como canal de Marketing
(Apectos Fundamentais)
Nivel de Decisão:
Estratégico
• Análise da envolvente;
• Análise da concorrência;
• Análise do mercado;
• Análise dos clientes;
• Gestão cadeia de abastecimentos (SCM);
• Tomada decisões estratégicas.
Táctico e Operacional
• Publicidade/promoções;
• Direct marketing;
• Relações Públicas;
• Distribuição/logística;
• Grupos de trabalho;
• Pesquisa de marketing;
• Publicações.
CRM
CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT
• Os clientes são o bem mais precioso das empresas. Uma boa relação com o cliente é imprescindível ao sucesso de uma empresa;
• Historicamente, as empresas têm tido uma organização orientada para a produção dos seus produtos ou para a “mecanização” dos seus serviços;
• Departamentos organizados de acordo com os produtos produzidos;
• Processos de negócio e sistemas de informação orientados aos produtos e às necessidades internas;
• Informação sobre cada cliente “ESPALHADA” por vários departamentos e pessoas;
• Recentemente estas têm evoluído, adoptando uma organização orientada para o CLIENTE;
• Departamentos organizados de acordo com o tipo de cliente;
• Os processos de negócio e sistemas de informação têm como foco o cliente e as suas necessidades;
• Informação INTEGRADA sobre o cliente;
• Esta evolução tem por base o crescente ganho de poder negocial pelos clientes, em parte potenciado pelo maior acesso à informação possibilitadopela Internet;
• Manter a actual base de clientes satisfeita é boa política, visto ser mais baratomanter umcliente do que ganhar novos;
• CRM – Customer Relationship Management é muito mais do que tecnologia. É um CONCEITO e uma disciplina de gestão;
• Tem por objectivo reorganizar a empresa e os seus processos, tendo como foco o CLIENTE e a optimização de todas as relações da empresa com este.
• Esta evolução tem por base o crescente ganho de poder negocial pelos clientes, em parte potenciado pelo maior acesso à informação possibilitadopela Internet;
• Manter a actual base de clientes satisfeita é boa política, visto ser mais baratomanter umcliente do que ganhar novos;
• CRM – Customer Relationship Management é muito mais do que tecnologia. É um CONCEITO e uma disciplina de gestão;
• Tem por objectivo reorganizar a empresa e os seus processos, tendo como foco o CLIENTE e a optimização de todas as relações da empresa com este.
Blog
“ Um blog é um site em que o autor pode editar com grande facilidade o seu conteúdo, arquivado em formato de artigos (posts), ordenados cronologicamente e que podem conter texto, imagens, links e elementos multimédia.”
Razões para criar um blog:
• Escrever um blog é simples;
• Os blogs são experienciais;
• Escrever um blog é barato;
• Um blog ajuda a ganhar credibilidade;
• Um blog ajuda a interagir comomercado.
Fonte: Filipe Carrera in Marketing Digital na versão 2.0
Desenvolvimento de Estratégias de E-Marketing
- Estudo dos e-markets;
- Pesquisa de marketing utilizando a Internet;
- Comportamento de compra dos e-markets;
- Segmentação dos e-markets e definição dos e-targets;
- Estratégia e Plano de e-Marketing;
- Definição de uma oferta para os e-targets;
- Estratégias de preço na Internet;
- e-Commerce: a Internet como canal de distribuição;
- Estratégias de Comunicação na Internet.
Pesquisa de Marketing Utilizando a Internet
Necessidade da empresas criar/organizar Sistema de Informação de Marketing (SIM)
Informação sobre clientes que visitam site (registo):
• O registo permite obter informação sobre os clientes e potenciais clientes que visitam o site, tais como, e-mail, morada, características e comportamentos de navegação e compras.
Informação obtida através de fontes secundárias
• Organismos nacionais, internacionais, associações
• Banco Portugal, OCDE, ONU, Universidades, Marktest
• AMA –AmericanMarketing Association
• ACEPI –Associação Comércio Electrónico e Publicidade Interactiva
Informação obtida através de fontes primárias
• Experiências on-line (ex:testar banners)
• Focusgroups (recolher informação grupo-4 a 8)
• Observação on-line (chats, e-mail, grupos discussão, ..)
• Inquéritos on-line
• Inquéritos através de e-mail
Continuaremos a colocar informação sobre as aulas, fica atento...
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