Disciplina de E-marketing

Nesta Página iremos abordar toda a matéria que foi dada durante este semestre na cadeira de e-marketing...

E-MARKETING


“O e-marketing ou marketing electrónico baseia-se na utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no processo de criação, comunicação e fornecimento de valor aos clientes, e na gestão das relações com os clientes, de modo a beneficiar a organização e os seus stakeholders (públicos-alvo).

Tem efeito sobre o marketing tradicional de duas formas:
- aumenta a eficácia e eficiência das funções desempenhadas pelo marketing tradicional;
- transforma muitas estratégias de marketing.”

InO MARKETING NO NEGÓCIO ELECTRÓNICO, Paulo Rita e Cristina Oliveira

Objectivos da Disciplina de E-Marketing:

- Compreender um conjunto integrado de conceitos, metodologias e técnicas que permitem aplicar o e-Marketing à realidade socioeconómica e empresarial;

- Compreender os beneficios e desafios da internet e das tecnologias de informação para consumidores, empresas, marketers e sociedade.

- Compreender a importância do Marketing Relacional e o CRM na actualidade e a importância do CRM na gestão de Marketing das organizações.

- Compreender a importância e rentabilizar as potencialidades da Web 2.0 em proveito das organizações.

- Demonstrar capacidade para debater os conteúdos leccionados. 


Internet como canal de Marketing
(Apectos Fundamentais)

Nivel de Decisão:

Estratégico

• Análise da envolvente;

• Análise da concorrência;

• Análise do mercado;

• Análise dos clientes;

• Gestão cadeia de abastecimentos (SCM);

• Tomada decisões estratégicas.


Táctico e Operacional

• Publicidade/promoções;
• Direct marketing;

• Relações Públicas;

• Distribuição/logística;

• Grupos de trabalho;

• Pesquisa de marketing;

• Publicações.


CRM
CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT


• Os clientes são o bem mais precioso das empresas. Uma boa relação com o cliente é imprescindível ao sucesso de uma empresa;

• Historicamente, as empresas têm tido uma organização orientada para a produção dos seus produtos ou para a “mecanização” dos seus serviços;

• Departamentos organizados de acordo com os produtos produzidos;

• Processos de negócio e sistemas de informação orientados aos produtos e às necessidades internas;

• Informação sobre cada cliente “ESPALHADA” por vários departamentos e pessoas;

• Recentemente estas têm evoluído, adoptando uma organização orientada para o CLIENTE;

• Departamentos organizados de acordo com o tipo de cliente;

• Os processos de negócio e sistemas de informação têm como foco o cliente e as suas necessidades;

• Informação INTEGRADA sobre o cliente;

• Esta evolução tem por base o crescente ganho de poder negocial pelos clientes, em parte potenciado pelo maior acesso à informação possibilitadopela Internet;

• Manter a actual base de clientes satisfeita é boa política, visto ser mais baratomanter umcliente do que ganhar novos;

• CRM – Customer Relationship Management é muito mais do que tecnologia. É um CONCEITO e uma disciplina de gestão;

• Tem por objectivo reorganizar a empresa e os seus processos, tendo como foco o CLIENTE e a optimização de todas as relações da empresa com este.


Blog
“ Um blog é um site em que o autor pode editar com grande facilidade o seu conteúdo, arquivado em formato de artigos (posts), ordenados cronologicamente e que podem conter texto, imagens, links e elementos multimédia.”

Razões para criar um blog:

• Escrever um blog é simples;

• Os blogs são experienciais;

• Escrever um blog é barato;

• Um blog ajuda a ganhar credibilidade;

• Um blog ajuda a interagir comomercado.

Fonte: Filipe Carrera in Marketing Digital na versão 2.0


Desenvolvimento de Estratégias de E-Marketing

- Estudo dos e-markets;

- Pesquisa de marketing utilizando a Internet;

- Comportamento de compra dos e-markets;

- Segmentação dos e-markets e definição dos e-targets;

- Estratégia e Plano de e-Marketing;

- Definição de uma oferta para os e-targets;

- Estratégias de preço na Internet;

- e-Commerce: a Internet como canal de distribuição;

- Estratégias de Comunicação na Internet.


Pesquisa de Marketing Utilizando a Internet


Necessidade da empresas criar/organizar Sistema de Informação de Marketing (SIM)

Informação sobre clientes que visitam site (registo):
• O registo permite obter informação sobre os clientes e potenciais clientes que visitam o site, tais como, e-mail, morada, características e comportamentos de navegação e compras.

Informação obtida através de fontes secundárias

• Organismos nacionais, internacionais, associações

• Banco Portugal, OCDE, ONU, Universidades, Marktest

• AMA –AmericanMarketing Association

• ACEPI –Associação Comércio Electrónico e Publicidade Interactiva

Informação obtida através de fontes primárias

• Experiências on-line (ex:testar banners)

• Focusgroups (recolher informação grupo-4 a 8)

• Observação on-line (chats, e-mail, grupos discussão, ..)

• Inquéritos on-line

• Inquéritos através de e-mail



Continuaremos a colocar informação sobre as aulas, fica atento...

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